Qual Origem do Corona Vírus? Seria uma Arma Biológica?

Há um boato de que o coronavírus começou em um laboratório chinês. E um consenso científico não.

Qual Origem do Corona Vírus? Seria uma Arma Biológica? Aqui você vera a conspiração por trás disso.

Os sinais de que o surto de coronavírus nos Estados Unidos podem se transformar em um problema de maior escala estão crescendo. Somente no estado de Washington, os casos podem aumentar rapidamente de 64.000 a 250.000 se medidas de proteção não forem tomadas e seguidas, de acordo com o governador Jay Inslee. “1º de janeiro em Wuhan foi 1º de março em Seattle”, disse recentemente o biólogo computacional Trevor Bedford ao STAT , referindo-se à cidade chinesa onde o vírus surgiu e começou a infectar rapidamente seres humanos.

As decisões de funcionários públicos federais e locais e indivíduos de saúde pública que tomam agora – para testar mais pessoas com sintomas , informar o público sobre o risco, isolar os doentes e instituir medidas de distanciamento social, como cancelar eventos – são cruciais. O mesmo acontecerá com a velocidade com que eles serão executados.

free to use sounds 1xT5Yz2Am0M unsplash - Qual Origem do Corona Vírus? Seria uma Arma Biológica?

Este é um momento em que os casos nos EUA permanecem relativamente baixos e dispersos, ou explodem nas próximas semanas, como fizeram em Wuhan em janeiro.

Enquanto isso, na Fox News e nas mídias sociais, uma teoria da conspiração perigosa sobre a origem da crise da saúde não morre.

Existem duas versões principais do boato, e elas têm um tópico em comum: que o coronavírus, SARS-CoV-2, se originou em um laboratório de pesquisa de nível 4 (o mais alto nível de biossegurança) em Wuhan.

Em uma versão do boato, o vírus foi projetado em laboratório por humanos como uma arma biológica. Em outra versão, o vírus estava sendo estudado em laboratório (após ser isolado de animais) e depois “escapou” ou “vazou” por causa de um protocolo de segurança insuficiente.

O Instituto de Virologia de Wuhan é um lugar real

E a origem exata do novo coronavírus ainda é um mistério, com os pesquisadores correndo desde que o surto começou a descobrir isso . Mas os virologistas que analisaram o genoma e os especialistas em doenças infecciosas que estudam os coronavírus dizem ter evidências suficientes de que o vírus é novo em folha e veio da natureza. Um grande grupo deles, citando análises de genoma de vários países, afirmou recentemente no The Lancet que o vírus se originou na vida selvagem.

Laboratório Wuhan e o Corona Vírus

Acontece que o surgimento do vírus na mesma cidade do único laboratório de biossegurança de nível 4 da China é pura coincidência.

Reivindicações conspiratórias sobre o laboratório Wuhan estão circulando nas notícias a cabo e nas mídias sociais
Antes de começarmos a desmascarar, vamos observar quem está espalhando boatos sobre as origens do vírus.

Primeiro, vários especialistas e políticos conservadores dos EUA – conhecidos por espalhar bobagens regularmente (e atacar a China) – vêm politizando o boato sobre armas biológicas há semanas.

Laboratório chicom

“Provavelmente é um experimento de laboratório chicom que está em processo de ser como arma”, apresentador de rádio de direita e Medalha Presidencial da Liberdade destinatário Rush Limbaugh disse do vírus em 24 de fevereiro “Todas as nações superpotência armar armas biológicas.”

O senador Tom Cotton (R-AR) sugeriu repetidamente no Congresso e na Fox News que o vírus poderia ter vindo do laboratório.

Na segunda-feira, o ex-estrategista da Casa Branca Steve Bannon foi à Fox News defender Cotton e sugeriu que o Partido Comunista Chinês ainda estava escondendo algo sobre a origem do Covid-19. “A grande mídia e a extrema esquerda estão dizendo: ‘Oh, ele é um teórico da conspiração” “, disse Bannon. “Tudo o que ele está dizendo: Cabe ao Partido Comunista Chinês e ao Presidente Xi [Jinping] divulgar e dar todas as informações … isso é tudo que Cotton está dizendo.”

No New York Post , Steven Mosher , um crítico regular das medidas de controle populacional da China, alimentou o boato de vazamento, usando uma variedade de pistas circunstanciais de que não se pode confiar no manejo de patógenos mortais pelos laboratórios chineses.

Rumores semelhantes também estão ocorrendo em fóruns online na China. O South China Morning Post de 20 de fevereiro desmascarou outro rumor de que o vírus escapou do laboratório na China:

Wuhan Institute of Virology

Mais rumores surgiram on-line no fim de semana, desta vez o pesquisador do [Wuhan Institute of Virology] Chen Quanjiao havia relatado o chefe do instituto, Wang Yanyi, alegando que ela havia “vendido animais experimentais” para o mercado de animais e frutos do mar e “vazado”. vírus ”do laboratório.

Mas Chen negou a alegação, dizendo que estava zangada por seu nome ter sido usado para fabricar informações. “Os recentes rumores sobre o instituto afetaram os pesquisadores enquanto tentavam resolver os principais problemas”, afirmou Chen em comunicado.

Qual Origem do Corona Vírus? Seria uma Arma Biológica?

cdc w9KEokhajKw unsplash - Qual Origem do Corona Vírus? Seria uma Arma Biológica?

As evidências científicas que refutam esses rumores são importantes porque a teoria da conspiração pode persistir e minar a confiança nas autoridades de saúde pública neste momento crítico. Como o Washington Post informou no domingo , o boato de que o vírus veio de um laboratório chinês é uma das razões pelas quais os residentes de um condado do Alabama estão atualmente nervosos e desconfiados da resposta ao Covid-19 em seu estado.

“As teorias da conspiração sobre vírus sintéticos não são novas. Vimos isso com o HIV – o boato de que os EUA o fizeram e o introduziram na África. Mas são coisas realmente perigosas para se espalhar ”, disse Gerald Keusch , professor de medicina e saúde internacional e diretor associado dos Laboratórios Nacionais de Doenças Infecciosas Emergentes da Universidade de Boston , à Vox.

Então, vamos analisar o que sabemos sobre o vírus e por que é hora de acabar com o boato no laboratório.

O vírus se originou em morcegos e depois pulou para os seres humanos

Logo depois que o governo chinês reconheceu que havia um surto de um novo vírus misterioso no final de dezembro em Wuhan, os cientistas correram para sequenciar seu genoma. Em meados de janeiro, eles o possuíam e o compartilharam com a Organização Mundial da Saúde .

O CDC e a OMS recomendam várias medidas básicas para ajudar a impedir a propagação do Covid-19:

  • Lave as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos.
  • Cubra sua tosse ou espirre com um lenço de papel e jogue o lixo no lixo.
  • Limpe e desinfete objetos tocados com freqüência.
  • Fique em casa quando estiver doente.
  • Entre em contato com um profissional de saúde se tiver sintomas ; febre e tosse seca são mais comuns.
  • NÃO  toque no seu rosto.
  • NÃO  viaje se tiver febre e tosse.
  • NÃO  use uma máscara facial se estiver bem.

A orientação pode mudar. Mantenha-se informado e seguro

Logo depois disso, os cientistas viram que o vírus se assemelhava a vírus que circulam em morcegos. “Se você observar a sequência genética do vírus, está intimamente relacionada a um vírus de morcego, aproximadamente 96% o mesmo”, disse à Vox Jim LeDuc, chefe do Galveston National Laboratory, um laboratório de biossegurança de nível 4 no Texas. “Fala-se de um hospedeiro intermediário com pangolins ; isso provavelmente não é verdade. ”

As autoridades chinesas também informaram que vários dos primeiros grupos de casos tinham vínculos com um mercado de animais vivos, onde frutos do mar e outros animais selvagens eram vendidos como alimento. (O mercado já foi fechado.) O mercado logo se tornou a principal hipótese de como o vírus saltou para os seres humanos, onde se espalhou com eficiência desde então.

A evidência genética e as informações epidemiológicas, de acordo com três estimados pesquisadores de doenças infecciosas que escrevem no New England Journal of Medicine , “implicam um vírus de origem morcego que infecta espécies animais não identificadas vendidas nos mercados de animais vivos da China”.

De acordo com uma análise do genoma

De Tanja Stadler, do Departamento de Ciência e Engenharia da Biosystems da ETH Zurich, em Basileia, o vírus começou a transmitir em humanos na China desde a primeira quinzena de novembro de 2019.

“A hipótese generalizada de que a primeira pessoa foi infectada no mercado de animais em novembro ainda é plausível”, disse Stadler em comunicado . “Nossos dados descartam efetivamente o cenário em que o vírus circulou em humanos por um longo tempo antes disso”.

LeDuc concorda com a hipótese de que o mercado animal teve um papel importante no salto do vírus para os seres humanos. “A ligação de volta ao mercado é bastante realista e consistente com o que vimos com o SARS “, disse LeDuc. “É uma explicação perfeitamente plausível e lógica: o vírus existe na natureza e, saltando de hospedeiros, acha que ele gosta de humanos, obrigado.”

This Week in Virology

Infelizmente, há uma longa história desses eventos de “repercussão”, onde uma doença emergente pula da vida selvagem para o ser humano, transformando-se em uma pandemia. E os cientistas dizem que devemos esperá-los com mais viagens, comércio, conectividade, urbanização, mudança climática e destruição ecológica , se não pararmos os motoristas .

O que os pesquisadores precisam descobrir agora é como exatamente o coronavírus pulou para os seres humanos: talvez através de um ser humano comendo um animal infectado, ou através de seres humanos expostos a fezes ou urina infectadas. “Tudo o que sabemos é que sua provável fonte distante era de morcegos, mas não sabemos quem estava entre morcegos e pessoas”, disse Vincent Racaniello , professor de microbiologia e imunologia da Columbia e apresentador do podcast This Week in Virology . “Pode ser uma infecção direta [entre morcegos e humanos] também”.

Um artigo científico preliminar mostra que este é um vírus genuinamente novo, e não há como ele ter sido projetado por humanos
Em um episódio recente de podcast, Racaniello discutiu com outros dois pesquisadores um fascinante artigo de pré-impressão (atualmente em revisão por pares, segundo os autores) sobre a origem do vírus. A principal conclusão: que o SARS-CoV-2 “não é uma construção de laboratório nem um vírus propositadamente manipulado”.

O artigo , enviado para o Virological.org em fevereiro

Foi escrito por vários microbiologistas importantes que examinaram de perto o genoma da SARS-CoV-2.

Especificamente, eles descobriram que os recursos bioquímicos incomuns do vírus só poderiam ocorrer de duas maneiras depois que o vírus saltou de animal para humano, ou o que é chamado de transferência zoonótica. As formas, eles escrevem, são: “1) seleção natural em um hospedeiro animal não humano antes da transferência zoonótica e 2) seleção natural em humanos após a transferência zoonótica”.

Em outras palavras, a natureza apresentou essas características estranhas no genoma, seja em um animal intermediário entre morcegos e pessoas ou em humanos após o vírus infectar um deles. Como Racaniello colocou em seu podcast: “Os humanos nunca poderiam ter imaginado isso”.

Além disso, observou ele, nenhum laboratório conhecido em qualquer lugar do mundo estava trabalhando em um coronavírus como este, e seu parente mais próximo é um vírus de morcego encontrado em uma caverna em 2013 em Yunnan, China, a 1.000 km de Wuhan. “Presumivelmente, existe um ancestral comum, provavelmente de um morcego ou de um animal intermediário que foi contaminado por esse morcego ”, diz Racaniello.

O coronavírus seria uma arma biológica ruim?

cdc VYUNnjcHyNw unsplash - Qual Origem do Corona Vírus? Seria uma Arma Biológica?

Vários especialistas me disseram que a teoria de que o vírus era uma arma biológica também não faz sentido. Um grande motivo: o Covid-19 não é tão mortal ou transmissível, comparado a outros patógenos em potencial por aí.

“Para torná-lo uma arma biológica, se é isso que você quer fazer, existem patógenos mais assustadores e mais virulentos com os quais trabalhar”, disse Keusch, da Universidade de Boston.

Por exemplo, o Ebola e o vírus Lassa da África Ocidental são ameaças mortais que só podem ser estudadas em laboratórios de nível 4 de biossegurança, como Wuhan. A febre hemorrágica da Crimeia-Congo é uma doença transmitida por carrapatos que tem uma taxa de mortalidade de 30 a 50%. A taxa de mortalidade global do Covid-19, entretanto, é de cerca de 3% no momento, mas espera-se uma queda drástica à medida que mais casos forem descobertos nas próximas semanas. E mesmo agora, varia amplamente por país e região.

Simplificando, se você quiser lançar uma arma biológica para matar muitas pessoas, existem muitos patógenos mais mortais que você pode usar.

O laboratório Wuhan possui os mesmos protocolos de segurança que os principais laboratórios de biossegurança nos EUA e na Europa.
Em seu artigo no New York Post, Mosher sugere que não devemos confiar nos funcionários que dirigiam o laboratório de Wuhan. “Com certeza parece que a China tem um problema em manter patógenos perigosos em tubos de ensaio onde eles pertencem, não é?” ele diz.

Perguntei a LeDuc, que dirige o laboratório de biocontenção de Galveston, se ele tem alguma experiência com o laboratório de Wuhan. Acontece que ele tem muito. Ele e seus colegas trabalham há seis anos com a equipe chinesa de lá, tanto para aconselhá-los na construção de seu laboratório e mantê-lo seguro, quanto na colaboração científica. “Posso dizer que o laboratório em Wuhan é equivalente a qualquer laboratório aqui nos EUA e na Europa”, disse ele.

Por exemplo, muitos laboratórios agora usam ondas de rádio para rastrear e inventariar frascos contendo patógenos perigosos.

Keusch concorda. “Eu não acho que exista nenhuma probabilidade de que o laboratório seja menos preparado em termos de protocolo e capacidade do que qualquer laboratório nos EUA. É muito bom, embora nada seja perfeito ”, disse ele.

Os rumores também prejudicaram a capacidade do laboratório de fazer seu trabalho.

“Os rumores … causaram graves danos a nossos pesquisadores dedicados ao trabalho na linha de frente e interromperam seriamente a pesquisa de emergência que estamos fazendo durante a epidemia”, afirmou o laboratório em comunicado, de acordo com o South China Morning Post. .

Por que precisamos descobrir todos os detalhes de onde o vírus veio

cdc  HvUN5xlv7I unsplash - Qual Origem do Corona Vírus? Seria uma Arma Biológica?

Segundo Bruce Aylward, um epidemiologista que liderou a recente missão da Organização Mundial da Saúde na China para avaliar sua resposta ao Covid-19, a investigação sobre onde e como o vírus pulou para as pessoas está em andamento. O foco permanece no (agora fechado) Huanan Wholesale Seafood Market, no mercado de vida selvagem dentro dele e em outros mercados da área.

“Desde o SARS, as autoridades do mercado agora precisam registrar quais animais são vendidos por quem e de onde eles vêm nesses mercados. Portanto, agora há uma lista de 10 fornecedores de sete províncias ”, disse ele à minha colega Julia Belluz em uma entrevista recente. “Então o CDC da China pode fazer um estudo de controle de caso com base em onde estavam esses animais no mercado”.

O foco no mês passado foi salvar vidas, disse ele, mas, à medida que novos casos e mortes diminuem, os investigadores poderão voltar a obter informações sobre animais dos vendedores do mercado e testá-los.

Racaniello diz que é fundamental que a fonte seja identificada para eliminar a chance de o vírus ser introduzido nas pessoas novamente.

Para LeDuc, a experiência da China com o coronavírus deve ser uma mensagem clara da grande ameaça à saúde pública após os mercados de animais vivos.

“A razão pela qual estamos vendo [coronavírus como SARS e SARS-CoV-2 emergir] na China é que eles têm esses mercados de animais vivos, onde trazem animais vivos e os alojam, uma gaiola em cima da outra, onde há uma oportunidade de transmissão entre hosts atípicos ”, diz LeDuc.

Precisamos ser pacientes para que os investigadores chineses entendam como o vírus saltou de animais para humanos. Enquanto isso, lembre-se de que, em uma crise de saúde pública, as teorias da conspiração são uma distração. Em vez disso, é nossa responsabilidade coletiva manter o foco em manter um ao outro em segurança.

Correção: Uma versão anterior dessa história identificou erroneamente a posição de Tom Cotton no Congresso. Ele é um senador dos EUA.

O que você acha sobre esse Corona Vírus?

Você tem alguma teoria diferente do fato ? Comente Abaixo o que você pensa a respeito.

Compartilhe com seus amigos esse Artigo será que eles acreditam nessas conspirações?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário